PADROEIRO

São Domingos de Gusmão

08 de Agosto

 

Nascido em Caleruega (Espanha), por volta de 1172-73, Domingos de Gusmão estudou Teologia em Palência e aí se distinguiu na sua compaixão pelos pobres. Tornou-se um zeloso pregador (1206) na região de Tolosa (França), perturbada pela heresia, instituindo uma nova maneira de propor a fé, através do exemplo duma pobreza evangélica e do diálogo fraterno sobre a doutrina. Dando grande importância à participação das mulheres na obra da evangelização, fundou um mosteiro para elas em Prouille (1206), onde oderiam se aperfeiçoar. Em 1216, constituiu a Ordem dos Pregadores (1216), acrescentando a característica apostólica, de transmissão damensagem de Cristo mediante a pregação e o testemunho, à vida canonical.

A semente lançada por Domingos brotou e cresceu com rapidez, transformando-se logo numa grande fraternidade espiritual com ramificações ao redor do mundo.

Atualmente é composta de religiosos, padres e irmãos cooperadores, monjas de vida contemplativa, irmãs de vida apostólica, padres diocesanos, leigos e leigas.